Destaque
Comissão de Meio Ambiente da ALEPE visitará assentamentos impactados por Linhas de Transmissão de Energia

Comissão de Meio Ambiente da ALEPE visitará assentamentos impactados por Linhas de Transmissão de Energia

No dia 26 de novembro, a comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Pernambuco – presidida pela Dep. Estadual Rosa Amorim, realizará uma visita técnica para observar os impactos das Linhas de Transmissão de Energia na produção de alimentos, na vida e saúde das pessoas moradoras dos assentamentos do Complexo Prado, Tracunhaém (PE). A visita técnica é organizada pela Associação de Educação, Arte, Cultura e Agroecologia Sítio Ágatha junto aos mandatos dos/as deputados/as Rosa Amorim, João Paulo e Dani Portela e conta com parceria da Prefeitura Municipal de Tracunhaém.

Durante a manhã serão visitadas três parcelas de famílias impactadas. Uma das parcelas pertence a família de Luiza Cavalcante, que desde o ano 2019 vem resistindo e denunciando – junto com a Associação Sítio Ágatha – os impactos da Linha de Transmissão 500 Kv Campina Grande III – Pau Ferro, que rasgou as suas terras. Na parcela de Luiza foi instalada uma torre de transmissão, causando desmatamento e perda de terras produtivas. Na contagem da família, a propriedade de oito hectares e meio foi reduzida para cinco hectares pela presença da linha e o que se conhece como faixa de servidão, que impossibilita o plantio embaixo da linha e num perímetro de sessenta metros da linha (30mts para cada lado). Luiza também manifesta mal-estares na sua saúde (como tontura e dor de cabeça) na hora de trabalhar no seu roçado, reconhecendo que tem piorado desde a instalação da Linha de Transmissão

Nesse mesmo dia, também acontecerá uma escuta comunitária com participação de assentados/as pela reforma agrária dos assentamentos Chico Mendes I, Nova Canaã e Ismael Felipe. Além dos/as deputados/as estaduais, tanto organismos federais e estaduais (como INCRA, IBAMA, CPRH, FIOCRUZ) como organizações sociais como a CPT e a Escola dos Ventos, foram convidados para estarem presentes e ouvirem os/as agricultores.